segunda-feira, 20 de julho de 2015

Rotary no século 21

Rotary no século 21
Maio/2015
Caro líder rotário

Apraz-me compartilhar algumas mensagens divulgadas por ocasião da Conferência do distrito 4700 realizada no período de 15 a 17 de maio/2015 em Sarandi – RS – Brasil
Rotary no século 21 foi o tema focado. Penso que o florescimento dessa notável instituição neste século, está indelevelmente ligado à leitura que fizermos das circunstancias que nos cercam, tal como Paul Harris desenhou a instituição e a implantou com base nas circunstâncias da sua época.
Uma tentativa corajosa, porem ainda tímida, está sendo o Plano Visão de Futuro onde são definidas áreas chave onde devemos concentrar nossa energia, ainda de forma assistencialista.  Os dirigentes rotários devem ter consciência de que se for feito apenas o que sempre fizemos, iremos obter apenas o que sempre tivemos. 
Quero lembrar o ainda oportuno presságio de Paul Harris, publicado na The Rotarian de 1916:
“Rotary continuará a ser caridoso, porém façamos Rotary exterminar a causa que torna necessária a caridade.”
“Fazemos caridade quando não conseguimos impor a justiça. Porque não é de caridade que necessitamos. A justiça vai às causas; a caridade, aos efeitos”. Victor Hugo

Também oportuna foi a mensagem do ultimo presidente brasileiro de RI (90-91), o saudoso Paulo Viriato Correa da Costa:
“Bem sabemos que o Rotary não tem o poder dos governos; não tem a força dos exércitos; não tem o dinheiro das grandes corporações; nem mesmo possui a mística das religiões, que prometem a vida eterna. Mas possui a fé e o entusiasmo de homens e mulheres, lideres e voluntários que estão dispostos a oferecer algo em favor de um mundo melhor, onde possa reinar a tão sonhada Paz Mundial!”
Ao longo destes 110 anos de profícua ação rotária no mundo, temos muito que nos orgulhar, porém chegou a hora de, além de visão e ação assistencialista, dedicarmos nossa energia também às causas da exclusão social. Em outras palavras, além de usar o coração como fizemos até agora, vamos usar o cérebro também, buscando as causas do problema, mesmo porque não existe o ser humano capitalista ou socialista, projeto é único.
Reescrever Rotary face aos desafios deste século, usando os mesmos princípios filosóficos de nosso fundador, constitui as bases para o florescimento de nossa instituição.
Estas mensagens são minha contribuição para discutir o tema.
Cordialmente

Ronaldo Campos Carneiro
GD 2008-9 – Distrito 4530
Brasília – DF – Brasil
P.S.: segue abaixo, o endereço no YOUTUBE onde podem ser vistas as palestras e as mensagens enviadas pelo presidente de RI e seu representante na conferencia.


Rotary no século 21 – Mensagem 1 - https://www.youtube.com/watch?v=ByU4LAQeodU

Rotary no século 21 – Mensagem 2 - https://www.youtube.com/watch?v=0uKfikOqpus

Rotary e a participação da mulher - https://www.youtube.com/watch?v=OSluckX43fY


Coletiva de Imprensa no Gabinete do Prefeito de Sarandi - RS


Mensagens enviadas previamente ao GD Gert Zimmermann e aos líderes rotários do distrito 4700

Gary-Corinna Huang Official Photo - 15 Aug 2013 (4)Prezados rotarianos e amigos do Rotary

Bem-vindos à Conferência Distrital de 2014-15. Esta é uma oportunidade maravilhosa para os rotarianos e amigos do Rotary desfrutarem de companheirismo, se inspirarem através da participação em atividades oficiais do programa e do contato com outros rotarianos, e comemorarem o sucesso de muitas atividades e iniciativas. Lembro-me das experiências maravilhosas que Corinna e eu tivemos nessas conferências e desejo-lhes muito sucesso.
Eu levo muito a sério uma mensagem do filósofo chinês Confúcio, que disse: “É melhor acender uma vela do que amaldiçoar a escuridão”. Os rotarianos vivem esta filosofia todos os dias com a realização de projetos em suas comunidades e ao redor do mundo, acendendo velas de esperança através de suas ações.
Vamos, este ano, Fazer o Rotary Brilhar. Isto é possível se fizermos com que a associação à nossa organização seja divertida, aumentarmos nosso quadro associativo, realizarmos mais e melhores projetos e divulgarmos a nossa organização. Fazer o Rotary Brilhar é mais do que um lema. É como vivemos, pensamos, sentimos e trabalhamos em Rotary. É assim que fazemos a diferença todos os dias, em todos os clubes, distritos e países que estamos presentes.
Espero que desfrutem de sua conferência e voltem inspirados a se envolverem mais para ajudar o Rotary a crescer e fazer ainda mais o bem no mundo.
Obrigado por Fazer o Rotary Brilhar!
Atenciosamente,

Gary Huang
Presidente do RI de 2014-15
Gary C.K. Huang Presidente, 2014-15 T +1.847.866.3467 F +1.847.866.3390 gary.huang@rotary.org
ONE ROTARY CENTER 1 5 6 0 SHERMAN AVENUE EVANSTON, IL L INOIS 6 0 2 0 1 - 3 6 9 8 EUA • WWW.ROTARY.ORG

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Conferencia do Distrito 4700 – Sarandi RS
                            15/5 a 17/5/2015


Caros companheiros rotários

Com humildade, determinação e muito orgulho de ser rotariano por quase 30 anos, fui convidado pelo presidente de RI Gary Huang para representa-lo nesta Conferencia.
Estou determinado a potencializar ações rotarias, sobretudo, em busca de talentos adormecidos, transformando-os em lideranças motivadas.
O principal elemento da motivação é o compromisso, o envolvimento.
A missão do líder rotário é envolvê-los, dando-lhes oportunidades de se sentirem úteis. O que encanta num líder são os bons exemplos, a ética e as oportunidades, sobretudo criar as contingências necessárias à motivação, vale dizer, um clima em que os sócios sintam-se motivados a empreender, a se envolver.
Autonomia e iniciativa são as palavras chave. O líder deve ser capaz de oferecer aos companheiros a autonomia necessária para que possam exercer sua criatividade e tomar decisões. Sem autonomia, os sócios sentem-se numa rotina massacrante que impede a criatividade e faz com que eles não se comprometam com o que fazem.
Nos clubes rotários onde a iniciativa é punida ou desencorajada não pode haver motivação nem surgirão novos líderes. O ser humano precisa de desafios, quer ser desafiado, só assim sentirá orgulho de si próprio. Esse orgulho é o que o fará um ser motivado e quem sabe despertar um novo líder que estava adormecido.

Devemos buscar, sobretudo, aumentar a conectividade na comunidade rotária, incorporando as pessoas, ao invés de ficar fazendo reunião para discutir e decidir o que os outros devem fazer (em vez de, simplesmente, fazer), de tratar os outros como “massa” a ser mobilizada (em vez de amigos pessoais a serem conquistados) e, por último, de querer monopolizar a liderança (em vez de estimular o fenômeno da emergência da multiliderança).
Tenho de forma muito clara que o propósito dos eventos rotários é fazer amigos. Tão simples assim. Então as pessoas devem estabelecer comunicações pessoais entre si, uma-a-uma.
Cada membro rotário é um participante único, insubstituível, totalmente personalizado, que deve ser tratado sempre pelo nome, valorizado pelo que tem de peculiar, incluído pelo reconhecimento de suas potencialidades distintivas.
Devemos buscar, sobretudo, a emergência do fenômeno da multiliderança. Cada um pode ser líder em algum assunto de que goste, domine e a partir do qual seja capaz de propor iniciativas que são acolhidas voluntariamente por outros. Em Rotary não existem líderes únicos, líderes de todos os assuntos, dirigentes autocráticos que tentam monopolizar a liderança e impedir que os outros a exerçam.
Só assim conseguiremos reverter a ladainha que ninguém vem na reunião, que está todo mundo muito ocupado com seus próprios assuntos, que ninguém quer colaborar com o coletivo.
Estou certo que temos muitos assuntos a conversar e aprender com a rica experiência deste distrito ao fazer o Rotary brilhar. Minha esposa Ivani e eu queremos fazer muitos amigos e amigas nesta instigante jornada rotaria.

Cordialmente


Ronaldo Campos Carneiro
Representante pessoal do
Presidente de RI 2014-15 Gary Huang
GD 2008-9 – Distrito 4530

Brasília, 14/05/2015


Comentários

De: freddy [mailto:jose.f.souza@yawl.com.br]
Enviada em: sexta-feira, 17 de julho de 2015 16:39
Para: 'Ronaldo Carneiro'
Assunto: RES: Rotary no século 21

Companheiro Governador Ronaldo,
Receba meus efusivos parabéns pela sua fala na Conferência do Distrito 4700. O Presidente de RI foi muito bem representado.
Meu abraço
José Frederico C. Souza (Fred)

De: Frederico Abbott Galvão [mailto:abbottgawain1@hotmail.com]
Enviada em: sexta-feira, 17 de julho de 2015 22:36
Para: Gov.Ronaldo CarneiroRI
Assunto: Rotary no século 21

 Olá Ronaldo,

Muito grato pela remessa do vídeo de sua apresentação na Conferência de Sarandi, RS. Assisti todo o vídeo e gostei muito de suas considerações e citações, bem representativas do que há de melhor no Rotary. Também me diverti, no final, com o seu fino senso de humor, que provocou muito riso entre os participantes. Você é um modelo de rotariano moderno e engajado, criativo e inteligente. Parabéns!

Abraço amigo,

Freddy 

De: lincoln magalhaes [mailto:lmradvogado@hotmail.com]
Enviada em: sexta-feira, 17 de julho de 2015 15:01
Para: Ronaldo Carneiro
Assunto: Rotary no século 21

Caro Ronaldo,
           Excelente a sua ideia. Vamos repensar  a nossa instituição  para que seja  cada vez mais atual. Abraços.
aços extensivos  Lincoln.

De: ROSI ZILLIANI MESCOLOTI [mailto:rosizilliani@hotmail.com]
Enviada em: sexta-feira, 17 de julho de 2015 12:32
Para: Ronaldo Carneiro
Assunto: RE: Rotary no século 21

BOA TARDE,
ADOREI.
ROSI
R.C.P.P.ROSA DOS VENTOS
De: Jordivar Filgueira [mailto:jordivarfilgueira@gmail.com]
Enviada em: sexta-feira, 17 de julho de 2015 12:18
Para: Ronaldo Carneiro
Assunto: Re: Rotary no século 21

Parabéns grande companheiro Governador Ronaldo pela sua instrutiva e bem humorada mensagem, pronunciada na Conferência do Distrito 4700 em Sarandi no Rio Grande do Sul, como representante do presidente de RI. Parabéns também, querida e eterna companheira Ivani pela sua linda mensagem.

Um abraço
Jordivar Filgueira 

De: Deusélis Braga André [mailto:deuselis@bsk.com.br]
Enviada em: sexta-feira, 17 de julho de 2015 01:42
Para: Ronaldo Carneiro
Assunto: Rotary no século 21

Prezado Companheiro Ronaldo Carneiro,

Me senti honrado em receber estas maravilhosas mensagens. 
Muito obrigado. 

Deusélis Braga André 
RC Taguatinga Sul

De: Adriano Jorge Souto [mailto:adriano_jorges@hotmail.com]
Enviada em: sábado, 18 de julho de 2015 09:22
Para: Ronaldo Carneiro
Assunto: Rotary no século 21

Obrigado, Ronaldo, por nos premiar com textos tão bons.
O foco, você tem razão, e  não há dúvida disso, deve ser a causa. Mas é que as vezes nos sentimos tão pequenos, tão isolados, tão sós  - e a necessidade de servir é tão imperiosa - que não há como não priorizar aos efeitos.
O pensamento imediatista, esse de atender aos efeitos - não sei se você concordará comigo - é também ele um despertar que, com reflexão, debates, amadurecimento, muito amadurecimento nos levará a priorizar as causa. Tenho fé nesse alvorecer.
Abraços,

Adriano.

From: Irene Perbal 
Date: 2015-07-18 19:34 GMT-03:00
Subject: Re: Rotary in the 21st century
To: Ronaldo campos carneiro


Ronaldo, que alegria e que privilegio de ter a oportunidade de assistir tuas palestras, mesmo não estando mais no Brasil.
Boa parte de suas mensagens vão ser muito úteis para mim agora que tenho a presidência de meu clube. Quero que os meus companheiros do clube  sejam mais conscientes da grandeza do Rotary. E você tem talento para colocar isso!
Obrigada de partilhar tuas palestras conosco.
Your In Rotary

Irene

De: EILTON NASCIMENTO [mailto:eiltonbahia@gmail.com]
Enviada em: domingo, 19 de julho de 2015 08:08
Para: Ronaldo Carneiro
Assunto: Re: Rotary no século 21

Meu Caro Ronaldo,
Acabo de lê as suas reflexões e o seu discurso, fiquei maravilhado com suas palavras e certo que a sua participação naquela Conferencia foi um presente para aquele Distrito.
Agradeço o convite, mas estou fora de Brasília e só retorno no final da próxima semana. Não faltará oportunidade para o nosso vinho.
Grande abraço e um ótimo final de semana,
Eilton

De: guettybr [mailto:guettybr@hotmail.com]
Enviada em: segunda-feira, 20 de julho de 2015 12:57
Para: Ronaldo Carneiro
Assunto: Re: Rotary no século 21

Bom dia governador,,Parabéns pela mensagem, que já alargou minha visão de futuro, num caminho de mais consciência,  a respeito da função de rotary, obrigada pela contribuição,  rotariamente.
Margareth

De: Diretor [mailto:diretor@joaodebarroimobiliaria.com.br]
Enviada em: segunda-feira, 20 de julho de 2015 11:13
Para: 'Ronaldo Carneiro'
Assunto: Rotary no século 21
Prioridade: Alta


Estimado Cp. Gov. Ronaldo Carneiro, bom dia...

Gostaria de agradece-lo p/ importante mensagem proferida,
Esta na vocação do Rotariano  ajudar/servir ,  no entanto,
precisamos  exterminar a causa que torna necessária a caridade   .

Os sábios ensinamentos de Victor Hugo nos mostra que enquanto
estivermos empenhados/concentrados  em “ fazer buraco em agua “ ,
enquanto nos restringirmos a resgatar o efeito,  os “  meninos
continuarão a serem jogados no rio “ .

A seu exemplo, também sou um entusiasta e defensor de nossa Augusta Instituição,
Estou no Rotary a quase 30 anos, dedico parte do meu tempo útil  ao “ Servir “ ,
Pedindo a meus companheiros “as”  que realizem  projetos que tenham sustentabilidade .

Gostaria muito poder continuar recebendo suas mensagens que na certeza
muito contribuirão no sentido em   alargar minha visão Rotaria .

Rotariamente

FRANCISCO FERREIRA DE OLIVEIRA NETO
CD. ABTRF – FUNDAÇÃO ROTÁRIA – CAP. RECURSOS -  D. 4.710 – 15/16
DIR. RELAÇÕES INTER CLUBES – R.C. LONDRINA SUDESTE – 15/16
FECEBOOK: Francisco Neto – Whatsapp – 43- 9991-4022
FONE COM:  43- 3344-2000 – RES: 43- 3345-1918 – CELULAR; 43- 9991-4022 ( TIM )

De: Schubert OISS-BR [mailto:schubert.oissbr@anasps.org.br]
Enviada em: segunda-feira, 20 de julho de 2015 09:39
Para: 'Ronaldo Carneiro'
Assunto: Rotary no século 21

Ronaldo: excelente! Abraços,Schubert

De: Fafá -Maria de Fátima Franco [mailto:fafafranco@googlemail.com]
Enviada em: segunda-feira, 20 de julho de 2015 08:46
Para: Ronaldo Carneiro
Assunto: Re: Rotary no século 21

Bom dia Governador Ronaldo,
Agradecemos a mensagem enviada e sabemos o tanto que ela é pertinente e reflexiva.
Como Presidente do Rotary Club de Brasilia Lago Norte, irei disseminá-la e provocar ações que mostrem que podemos sempre mais.
Não mudaremos nada se fizermos o de sempre, mas mudaremos muito se fizermos o nosso melhor.
Saudações Rotárias
Maria de Fatima Aversa Franco ( Fafá)
Presidente 2015/2016

De: RC de Brasília União Planetária Conselho Diretor [mailto:rcbrasiliaup@gmail.com]
Enviada em: segunda-feira, 20 de julho de 2015 17:32
Para: Ronaldo Carneiro
Cc: Richard Sabah
Assunto: Rotary no século 21

Governador Ronaldo,

Em nome do presidente Richard, agradecemos o compartilhamento de reflexão tão interessante sobre o Rotary. 
Vamos repassar a todos os companheiros do clube, para que conheçam mais e melhor nossa querida organização. 
Parabéns pelo excelente material produzido.

Saudações rotárias,

Comp. Cacá
Secretária 2015-2016
RCB União Planetária

----------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário