quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Caro governador eleito 2008-9


“Foi atribuída a nós a tarefa de manter a ordem e a decência nesse nosso pequeno e aconchegante mundo” – esta foi a mensagem do fundador de Rotary International – Paul Harris - na Convenção de 1935 no México.
Estou certo que minha geração e muitas outras estão cansadas de ler as bem intencionadas Declarações universais de direitos humanos, Objetivos do Milênio e tantas outras mais – estes documentos trazem em seu conteúdo um consenso universal de que nossas crianças precisam ter acesso a nutrição, saúde e educação – condição “sine qua non” para sobrevivência e progresso. Entretanto muito pouco se progrediu neste campo. A tecnologia humana consegue levar um homem a lua e não conseguiu traças regras de convivência que permitam a todos usufruírem de seus resultados – o desenvolvimento só tem significado e valor se todos puderem se beneficiar dele.
Tenho muito orgulho do trabalho de Rotary com seus milhares de projetos humanitários, entretanto nossa instituição tem estrutura e esta pronta para colocar em discussão na agenda mundial um sistema de convívio humano que permita a todos se beneficiarem do progresso. Penso que as linhas básicas desta discussão devam considerar|:
Economia de mercado é um modelo superior de convivência humana – planejamento centralizado é um sofisma de ditadores mal intencionados – isto significa que o sistema tributário deve ser repensado – é um instrumento antidemocrático por excelência – coloca recursos compulsoriamente de todos para uns poucos decidirem sobre sua destinação – isto viabilizou todas os grandes conflitos mundiais e inconseqüentes abusos de poder.
Estado intervem na economia porque três setores – agricultura, saúde e educação – não andam sozinhos – vale dizer – a comida, saúde e escola de nossas crianças – capitalismo considera que fabricar computadores é uma atividade privada e fabricar saúde é responsabilidade do Estado!!! Porem o Estado não gera recursos – ele vai buscar na iniciativa privada para bombear recursos para estes três setores – este é um bombeamento de baixa eficiência porem necessário. Considera ainda que a fome das pessoas varia de acordo com forças de mercado – o que não é verdade - nutrição e saúde são necessidades biológicas que precisam ser satisfeitas para haver trabalho humano. Acesso ao sistema educacional é uma condição de progresso e precisa ser assegurado independente de poder aquisitivo.
Estes são os balizadores do meu trabalho acadêmico abaixo – uma proposta de Pacto social entre trabalhadores, empresários e governo. Será gratificante ouvir seus comentários sobre o tema
Finalmente uma mensagem de nosso fundador Paul Harris na Convenção de 1921 em Edimburgo, Escócia:
“Muito se disse desde o inicio da civilização. A meu ver, no entanto, se existe uma qualidade que distingue o Rotary das demais organizações, é sua capacidade de agir”
Se nada for feito continuaremos declamando os direitos universais de nossas crianças – é preciso ação.
Saudações rotárias

Nenhum comentário:

Postar um comentário